playlistinha - momentos

  • Ouça o seu silêncio

17 de setembro de 2008

De repente, você percebe que sua tristeza não significa nada.

Percebe que do mesmo jeito que algo te entristece, tem que desentristecer porque nada nem ninguém vai mudar pelo fato de você estar assim. Saca, bro?
Acordar triste uma manhã, ou muitas, por sentir saudade de alguém não trará alguém nenhum que não sinta falta de estar ali.
Você abre o olho, ativa o cerebrinho, que ativa a memória, que te faz lembrar, e que automaticamente aperta o peito e acessa glândulas lacrimais, confirmando o fato de que não há líquido disponível para ser liberado. Em outras palavras: chore no seco mesmo.
Eu penso sempre que alguns sentimentos deveriam estar conectados entre as pessoas. Assim, quando penso em você, você deveria instantaneamente pensar em mim. Já imaginou quanto tempo e pranto economizaríamos?
Se a minha saudade é legítima, deveria a pessoa da qual sinto sentir a mesma coisa.

Tudo bem que em alguns casos minha teoria cai por terra sem dó nem piedade. Mas tá, não sugiro algo rígido. É bom sermos supreendidos quando alguém sente nossa falta sem que nós tenhamos sentido. 
Mas o que não podia acontecer é você significar pra alguém muiiiito mais do que esse alguém significa pra você, saca bro?
Desde sempre tenho uma idéia de que quando uma pessoa é muito muitíssimo importante pra gente, chega um determinado momento em que se deve manter essa sensação guardada e cuidada por Deus dentro da alma. É quase física, eu acho. Imagine uma escala, de 1 a 100. Com espaços de 20 pintados de cores diferentes. De 1 a 20, amarelo (o sentimento é normal, cotidiano). De 21 a 40, laranja (você tem um apreço especial). De 41 a 60, verde (aqui você expressa seu carinho). De 61 a 80, hum, ainda não defini bem a cor desta etapa, podemos usar um roxinho, quem sabe (essa pessoa já faz bastante diferença na sua vida). De 81 a 100, vermelho (sim, a ausência da pessoa nas coisas boas ou não da sua vida muda seu dia, seu humor, você reafirma constantemente seu amor, e você espera reciprocidade). 
O ponto determinante vem agora. Alguns sentimentos ultrapassam a escala Elepeana de importância pessoal. E quando isso acontece, é como ponto de ebulição de água, como desintegração de matéria, como ápice de endorfina, como nirvana.
Você precisa do etéreo para guardar seu sentimento, você sabe que é praticamente inatingível, porque nos estágios anteriores já passou por todas as provas. E você precisa apenas guardá-lo no melhor lugar de você, parar de declarar, explicar, questionar e apenas recorrer a ele quando precisar se sentir bem sabendo que há alguém que faz parte de você. Essa cor ainda não tem nome, mas neste momento, seu sentimento, retribuído ou não, serve para salvoguardar sua saúde emocional.
É bom saber que se pode sentir coisas boas. É triste querer viver algumas e não poder. Mas nada me tira a convicção de que bons sentimentos nos confortam nesta e em outras possíveis vidas. Passar por aqui sozinho é possível, mas acompanhado nos coloca em um pequeno degrau acima, que faz toda a diferença.
Eu não sei porque resolvi escrever sobre isso, apenas comecei. Talvez tenha a ver com  a consciência de que alguns sentimentos não precisam sequer ser decodificados em palavras. Basta sentir. E, se for possível perceber que se sente em conjunto, mesmo em silêncio, agradeça ao universo, você talvez esteja experimentando uma das melhores sensações do mundo.

•inspirado no melhor amigo - instigado por amor (sen)(tido)? - motivado pelo coração despido

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pelos seus textos !
Eles só trazem coisas boas !
Bjos

Tatiana Franey disse...

afe afe afe.
fiquei sem fôlego lendo.
seria bom também se as pessoas pudessem sentir nossa tristeza e nossa alegria. é difícil demais explicar uma tristeza só nossa pra alguém que não a sente.
beijoca